PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

terça-feira, 9 de abril de 2013

As Bem-Aventuranças


                                                                Mt 5, 3 – 12


Felizes os pobres de coração: deles é o Reino dos céus. Felizes os mansos: seu quinhão será a terra. Felizes os que choram: eles serão consolados. Felizes os que têm fome e sede de justiça: eles serão saciados. Felizes os misericordiosos: eles alcançarão a misericórdia. Felizes os corações puros: eles verão a Deus. Felizes os perseguidos por causa da justiça: deles é o Reino dos céus. Felizes sois vós quando vos insultam, vos perseguem e mentindo dizem contra vós toda espécie do mal por minha causa. Alegrai-vos e regozijai-vos, porque grande é a vossa recompensa nos céus: foi assim, com efeito, que perseguiram os profetas que vos precederam.

Queridos irmãos, muitas vezes em nossa vida nos sentimos angustiados, deprimidos e derrotados. Isso sempre acontece quando não conseguimos realizar aquele velho sonho, quando nos decepcionamos com alguém que amamos, quando recebemos uma crítica destrutiva, seja no trabalho, em casa, na escola etc. Por isso, eu falei das Bem-Aventuranças. Se observarmos bem, quando Jesus sobe a montanha para falar, Ele o faz já sentindo as necessidades do povo e seu sofrimento. Portanto, a palavra que o novo Rei falou, foi dirigida aos crentes do Novo Testamento e não aos judeus do Antigo Testamento.

Ser pobre em espírito não é somente ser humilde, mas ser esvaziado no espírito, no profundo do nosso ser, não ser apegado aos antigos ensinamentos dos fariseus, mas, está aberto para receber as novas coisas do Reino de Deus. Se choramos segundo Deus, seremos consolados com a recompensa do Reino dos céus. Ser justo é dar a alguém o que ele merece, ao passo que ser misericordioso é dar a alguém o que ele não merece. Para o reino dos céus precisamos ser não somente justos, mas também misericordiosos. Alcançar a misericórdia é receber o que não merecemos.

No entanto, meus irmãos nós recebemos a misericórdia do Pai mesmo não merecendo. Portanto, todas as vezes que nos sentirmos angustiados, deprimidos, chateados, vamos lembrar-nos das Bem-Aventuranças e ter a certeza de que Deus estará confortando nossos corações. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário