PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Alegra-te cheia de graça


                                                             Lc 1, 26 – 38


No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma jovem, prometida em casamento a um homem chamado José, da família de David; e essa jovem se chamava Maria. O anjo veio a presença dela e lhe disse: “Alegra-te ó tu que tens o favor de Deus, o Senhor está contigo”. A estas palavras, ela ficou grandemente perturbada, e se perguntava o que podia significar essa saudação. O anjo lhe disse: “Não temas, Maria, pois obtiveste graça junto a Deus. Eis que engravidarás e darás á luz um filho, e lhe darás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai; ele reinará para sempre sobre a família de Jacó, e seu reino não terá fim”. Maria disse ao anjo: “Como se fará isso, visto que não tenho relações conjugais?” o anjo lhe respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; e por isso aquele que vai nascer será santo e será chamado Filho de Deus. E eis que Elisabete, tua parenta, está também para dar a luz a um filho em sua velhice e já está em seu sexto mês, ela que era chamada estéril, pois nada é impossível a Deus. Maria disse então: “Eu sou a serva do Senhor. Aconteça-me segundo a tua palavra!” E o anjo a deixou.

O anúncio do nascimento de Jesus supera todas as expectativas humana, tanto biológica como sociológica. Primeiro Deus escolhe uma mulher simples e humilde para ser a mãe do Salvador, segundo, Jesus não nasce em nenhum berço de ouro, pelo contrário, nasce na pobreza e terceiro Deus se revela pra nós através de seu filho Jesus, homem de carne e osso, verbo que se encarnou para viver no meio de nós. Ele não desceu do céu como um príncipe todo poderoso, mas como o mais humilde de todos os homens! Por que não compreendemos isso? Por que é tão difícil entender isso? Por que tantas pessoas aqui na terra se acham tão poderosas acima de Deus? Fica pra nós essa reflexão! Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

Até a próxima!       


Nenhum comentário:

Postar um comentário