PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

sábado, 6 de abril de 2013

Aparição de Jesus ressuscitado


                                                     Mc 16, 9 – 15


Tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiro a Maria de Mágdala, da qual expulsara sete demônios. Esta foi anuncia-lo aos que tinham estado com ele e estavam enlutados e choravam. Mas, ao ouvirem dizer que ele vivia e elas o tinham visto, não acreditaram nela. Depois disto, ele se manifestou com outras aparências a dois deles que caminhavam rumo ao campo. E estes voltaram para anuncia-lo aos outros; também nestes não acreditaram. A seguir, manifestou-se aos Onze, enquanto estavam à mesa, e lhes censurou a incredulidade e a dureza de coração, porque não tinham crido nos que o tinham visto ressuscitado. E lhes disse: “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o evangelho a todas as criaturas”.

O evangelho nos adverte sobre a falta de fé e a dureza do coração dos discípulos por não entenderem a ressurreição de Jesus, mas, essa mesma advertência serve para nós hoje também. É mais fácil acreditar na palavra de um estranho ou acreditar na palavra de Deus? Por que faço essa pergunta? Quantas vezes nós não acreditamos nas conversas bonitas das pessoas que chegam em nossa porta para vender um determinado produto com aquela lábia e depois descobrimos que foi um golpe?

Porém, muitos de nós não temos o hábito de ler todos os dias a palavra de Deus, que contém todos os ensinamentos de que precisamos e pode nos ajudar muito a viver a vida de uma forma mais feliz e segura. Procuramos ler livros de autoajuda, autoestima, contra depressão, contra estresse, que nos ensine a ser feliz e esquecemos que em um único livro nós encontramos tudo isso – “A Bíblia”.

Nas minhas próximas postagens, vou colocar alguns textos da Bíblia que nos falam sobre todos esses assuntos e vocês vão perceber que realmente a Palavra de Deus pode nos ajudar viver melhor.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário