PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

domingo, 7 de abril de 2013

Aparição aos Discípulos



                                                  Jo 20, 19 – 31

Na tarde desse mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando as portas da casa em que se achavam os discípulos trancadas por medo dos judeus, Jesus veio, pôs-se no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco. Enquanto falava, Ele lhes mostrou as mãos e o lado . vendo o Senhor, os discípulos ficaram tomados de intensa alegria. Então Jesus lhes disse de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. Tendo assim falado, soprou sobre eles e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados. A quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.

Tomé, chamado gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhes: “Nós vimos o Senhor!” Mas Tomé disse: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos , se eu na puser a mão no seu lado não  acreditarei”. Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles.

Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco.” Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e sejas incrédulo, mas crê!” Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse: “Creste porque me viste? Bem-aventurados os que não viram, e creram!” Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o filho de Deus, e para que , crendo, tenhais a vida em seu nome.

Crer e somente crer no Senhor, o mistério de sua aparição aos discípulos está em nossa fé, em nossa crença. Jesus ressuscitado agora é Espírito, não é mais carne e osso, provavelmente depois de sua ressurreição Ele esteve sempre ao lado dos discípulos e somente pela fé no Senhor eles puderam ver sua presença no meio Deles. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Que a benção de Deus esteja com vocês!

Até a próxima!       

Nenhum comentário:

Postar um comentário