PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A baixa auto-estima










Geralmente são pessoas que estão para baixo, sem perspectiva de vida, desiludidas da vida e curtindo uma depressão profunda. Deixam-se abalar pelos problemas, atraindo para si cargas negativas, muitas vezes influenciadas por pessoas também negativas.

E você pode dizer não tem jeito, eu não vou conseguir sair desse buraco, vou me enterrar nele. Realmente você pode tomar essa decisão, mas, se quiser dar a volta por cima, há outros caminhos que podem te ajudar. Veja este exemplo: uma criança é como um copo com água, límpida, transparente, ela tem a pureza de sua inocência , quando quer dizer algo para alguém ela diz, se não gosta de você ela fala na lata, a criança não mente. Porém, com o passar do tempo e com a convivência com outras pessoas, ele sofre influências, e muitas vezes influências negativas, aquele copo com água límpido e transparente, começa a ficar turvo (perde sua transparência e limpidez) e torna-se uma água suja, impura para se beber, e a criança, um adulto inseguro, amargo, infeliz.

Isso é o fim de tudo? Não, você pode mudar! Voltar ao que era antes não é mais possível, mas você pode misturar bastante água límpida e transparente, e vai perceber que a água turva vai ficando novamente límpida e transparente.

Você pode mudar a situação de desânimo e desespero, para situação de conquistas e vitórias, e a partir daí começará a encarar a vida de uma perspectiva bem melhor. Há várias maneiras de dar a volta por cima, a primeira delas é você, e somente você, tomar a decisão e dizer para si mesmo que quer mudar de situação. A partir daí, você já começa a misturar à água límpida a água turva e a transformação vai acontecendo automaticamente.

Pense nisso, o segundo passo é enumerar as coisas boas que já realizou na vida, somente as coisas boas, os momentos felizes podem levantar a nossa auto-estima. Quando você acredita verdadeiramente que tem problemas, seu corpo responderá como se os problemas fossem reais.

“A maior parte das pessoas compreende de imediato que a mente possa exercer efeitos destrutivos sobre o corpo. Mas poucos estão preparados para reconhecer que a mente pode ter um potencial construtivo igualmente poderoso. Toda fonte de sabedoria está no interior do homem, o mundo externo pode apenas servir de estímulo para despertar a realidade interna do homem, mas não é a fonte e causa de sabedoria. O íntimo ser do homem é infinitamente maior do que o externo ver, ouvir, sentir e ter. 

Por isso, deve o homem concentrar-se no seu interno ser e conhecerá todos os mundos externos. Sem essa interiorização, pode o homem ver todas as coisas externas sem compreender nada – Assim como um analfabeto pode folhear os maiores livros da humanidade sem entender nada”. (trecho do livro fonte: Tão Te Ching, Lao Tsé, tradução e nota Humberto Rohden).

Tenha fé, acredite que você é capaz, que você é um vencedor, desde o dia da tua concepção maternal. Acredite que existe um Pai Maior que olha por todos nós e ore assim: 

“Pai, quero a todo instante, encontrar-me preparado, por meio do amor gratuito a meu semelhante”. "Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo".

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário