PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

terça-feira, 2 de abril de 2013

O cisco e a trave



                                                   Mt 7, 1 – 5

Não vos arvoreis em juízes, para não serdes julgados; pois é segundo o vosso modo de julgar que vos julgarão, e a medida de que vos servis servirá de medida para vós. Por que tens de olhar o cisco que está no olho do teu irmão, e a trava que está no teu olho, não a reparas? Ou como dizer a teu irmão: ‘Espera! Vou tirar o cisco do teu olho’. É no teu olho que a trava está! Homem de juízo pervertido tira primeiro a trava do teu olho, e então enxergarás direito para tirar o cisco do olho do teu irmão.

De fato somos ágeis e rápidos no gatilho para julgar alguém, mas a justiça de Deus não funciona assim, na verdade o povo do reino, que vive com um espírito humilde sob o governo celestial do reino, sempre julga a si mesmo, e não aos outros. Sob o governo celestial do reino, o povo do reino será julgado conforme terá julgado os outros, se julgarem os outros com justiça, serão julgados com justiça, se julgarem com misericórdia, serão julgados com misericórdia pelo Senhor.

Que a paz do Senhor esteja com vocês!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário