PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

domingo, 26 de maio de 2013

As parábolas do Reino



Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira do mar. Grandes multidões reuniram-se junto dele, tanto que ele entrou no barco, onde se sentou; toda multidão quedava-se na margem.
O Semeador – Ele lhes disse muitas coisas em parábolas. “Eis que o semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho; e os pássaros do céu vieram e comeram tudo. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra; logo brotaram, porque a terra era pouco profunda; mas, quando o sol se levantou, ficaram queimadas e, por lhes faltarem raízes, secaram. Outras caíram entre os espinhos; os espinhos cresceram e as sufocaram. Outras caíram na terra boa e deram fruto, uma cem, outra sessenta, outra trinta por um. Quem tiver ouvidos, ouça!”
Por que Jesus fala em parábolas? – Os discípulos aproximaram-se e lhe disseram: “Por que lhes falava em parábolas?” Ele respondeu: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, ao passo que a eles não é dado. Pois àquele que tem, será dado, e estará na superabundância; mas aquele que não tem, mesmo o que tem ser-lhes-á  tirado.
Eis porque lhes falo em parábolas: porque eles olham sem ver e ouvem sem ouvir, nem compreender, e para eles se cumpre a profecia de Isaías que diz: Por muito que ouçais, não compreendereis; por muito que olheis, não vereis. Pois o coração deste povo se tornou insensível.
Tornaram-se duros de ouvido, taparam os seus olhos, para não ver com seus olhos, não ouvir com seus ouvidos, nem compreender com seu coração, e para não se converter. E eu os teria curado! Quanto a vós felizes os vossos olhos porque veem, e vossos ouvidos porque ouvem. Em verdade, eu vos digo: muitos profetas e muitos justos desejaram ver o que vedes e não viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário