PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Uma Lenda Árabe




Diz uma lenda que dois amigos viajando pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram, um deles chegou a bater no amigo. O outro, ofendido sem nada a dizer escreveu na areia: “ Hoje meu melhor amigo me bateu no rosto!”
Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado começou a se afogar, sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um estilete e escreveu em uma pedra: “Hoje meu amigo salvou-me a vida!”
Intrigado o outro perguntou: Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora escreveu na pedra? Sorrindo o amigo respondeu: quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar, porém quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória do coração onde vento algum do mundo pode apagar.
“Esqueça o que você deu, mas nunca o que recebeu.”
“Não dê nada para receber reconhecimento, mas porque você ama.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário