PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

domingo, 16 de junho de 2013

Crescer por si só


Queixava-se o discípulo ao mestre: Toda vez que lhe trago minhas dúvidas e preocupações, ao invés de responde-las, o senhor sempre me conta uma estória ou me devolve perguntas para eu pensar.
O problema é que nunca sei o que está querendo me dizer com essas estórias e perguntas, pois jamais ne explica o seu sentido.
E respondeu-lhe o mestre: Gostaria que alguém saboreasse uma laranja por você e lhe desse só o bagaço, já bem mastigado?
Ninguém pode crescer por você, no máximo fornece-lhe estímulos para que você cresça; o importante não é a disposição do mestre em ensinar, mas sim a vontade do aluno em aprender.

·       O Reino de Deus é como um homem que planta uma semente e vai dormir. A terra faz uma transformação na semente, ela cresce, dá frutos: Assim é JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário