PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Renunciar às riquezas para entrar no Reino


Um notável interrogou Jesus: “Bom mestre, que devo fazer para ganhar em herança a vida eterna?” Jesus lhe disse: “Por que me chamas de bom? Ninguém é bom se não só Deus. Conheces os mandamentos: não cometerás adultério, não cometerás homicídio, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe”. Ele respondeu: “Tudo isso, eu o tenho observado desde a minha juventude.  
Tendo-o ouvido, Jesus lhe disse: “Uma coisa ainda te resta fazer: vende tudo que tens, distribui aos pobres e terás um tesouro nos céus”. Ao ouvir isso, o homem ficou muito triste, pois era muito rico. Vendo-o Jesus disse: “Quão difícil é para os que tem riqueza chegar ao reino de Deus! Sim, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”
Os ouvintes disseram: “Então quem pode ser salvo?” E ele respondeu: O que é impossível aos homens é possível a Deus. Pedro disse: “Quanto a nós, deixando os nossos próprios bens, nós te seguimos”. Ele lhe respondeu: “Em verdade, eu vos digo, ninguém terá deixado casa, mulher, irmãos, pais ou filhos, por causa do Reino de Deus, sem que receba muito mais no tempo atual e, no mundo futuro, a vida eterna”.
Muitos de nós nos iludimos com as riquezas materiais achando que são mais importante do que Deus. Quando Jesus fala que, para um rico entrar no Reino de Deus é difícil, Ele não está falando só da riqueza material. Todos nós somos ricos em amor, bondade, fraternidade, humildade, caridade e, no entanto, não a praticamos como o Reino do Pai nos pede. Nós distribuímos com muito mais abundância, o desprezo, a avareza, o ódio e a vingança.
Há muitas pessoas ricas, que possuem muitos bens materiais que são verdadeiros seguidores da mensagem de Cristo. Praticam o bem, ajudam o próximo e fazem grandes caridades. E era exatamente isso que Jesus queria do homem rico, abra seu coração e ajude aos pobres, seja bondoso e caridoso. Viva feliz com o que tem, ajudando a quem não tem. Não é preciso se desfazer de todos os seus bens, viva uma vida simples sem esbanjar, pois há tantos que passam fome. Que a paz do Senhor esteja com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário