PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

quarta-feira, 27 de março de 2013

QUEM É MINHA FAMÍLIA

                                                              Mt 12, 46 – 50


Ainda falava às multidões, e eis que a sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. Alguém lhe disse: “Eis que tua mãe e teus irmãos estão lá fora, procurando falar contigo”.  Àquele que lhe falou, Jesus respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” Mostrando com a mão seus discípulos, disse: “Eis minha mãe e eis meus irmãos”. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã, minha mãe.
Isso indica que o Rei celestial abandonou o seu relacionamento com os judeus na esfera da carne. Lembram quando o Apóstolo Paulo fala em sua Carta aos Romanos, ele diz que Deus não rejeitou Israel, Deus não rejeitou seu povo, mas o coração dos israelitas estava endurecido quando rejeitaram Deus. A rejeição a Cristo por parte dos judeus atingiu o ponto máximo, Cristo tanto fez, tanto se esforçou para abrir os olhos do povo judeu, ajudou-os de várias  maneiras e mesmo assim não conseguiu atingir o coração deles. Após o rompimento com os judeus, Cristo voltou-Se para os gentios. Daí em diante, o Seu relacionamento com seus seguidores não foi mais na esfera da carne, e, sim, no Espírito. Quem quer que faça a vontade de Seu Pai é um irmão que O ajuda, uma irmã que O compreende e uma mãe que O ama ternamente.  
Jesus se entregou de corpo e alma ao seu povo, acolheu-os como um grande pai acolhe seus filhos e no entanto foi incompreendido por eles. Quantos de nós também nos esforçamos por nossos familiares, quantos pais deram suas vidas pelos filhos e foram também incompreendido por eles, mas também, quantos pais não souberam educar, dar amor e carinho a seus filhos.
As crises familiares são o pano de fundo das questões de aprendizagem dos educandos. Dependendo do ambiente familiar em que vive, a maioria das crianças mostra sua revolta, indignação e até mesmo rancor com seus familiares e a própria sociedade. Um dos caminhos para educação dos filhos é realmente o equilíbrio, isto é, o meio-termo justo e coerente, no momento em que os limites estão sendo discutidos entre os pais e os filhos. Desde a mais tenra idade, a criança necessita ter noções do que é certo e o que é errado.
Vou lhes conta uma história real que aconteceu com uma família, claro que aqui os nomes serão fictícios, mas vou mostrar-lhe que uma má educação dos pais pode trazer grandes consequências para os filhos. A desestruturação familiar e o relacionamento do pai com a mãe, causou grandes sequelas nos filhos a ponto de se gerar uma crise de transtorno, depressão , violência, alcoolismo e outras coisas mais. Na próxima edição eu começarei contando essa história. Que Deus os abençoe!
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário