PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

terça-feira, 26 de março de 2013

A FÉ DA CANANÉIA


                                               Mt  15, 21 – 28


Partindo dali, Jesus retirou-se para região de Tiro e Sídon. E eis que uma cananéia veio de lá e se pôs a gritar: “Tem piedade de mim, Senhor, filho de David! A minha filha é cruelmente atormentada por um demônio”. Jesus, porém, não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos , aproximando-se, fizeram-lhe este pedido: “Despede-a, porque ela nos persegue com seus gritos”. Jesus respondeu: “Fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”. Mas a mulher veio prostrar-se diante dele: “Senhor, disse ela, vem em meu socorro!” Ele respondeu: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para atirá-lo aos cachorrinhos”. “É verdade, Senhor! Disse ela; mas os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Então Jesus lhe respondeu: “Mulher, grande é tua fé! Suceda-te conforme queres!” E sua filha ficou curada desde aquela hora.
É muito linda essa passagem do Livro de Mateus, muitas pessoas não compreendem a atitude de Jesus para com a mulher. Por que “ELE” falou assim com ela? Vejam bem, vamos entender a contextualização da época, o titulo Senhor implica a divindade de Cristo, e o titulo Filho de Davi, a Sua humanidade. Essa mulher, uma gentia, podia dirigir-se a Cristo como “Senhor”. Contudo, não tinha o direito de chama-lo “Filho de Davi”; somente os filhos de Israel tinham o privilégio de faze-lo. Percebendo isso a mulher da segunda vez chama Jesus de Senhor e não mais Filho de Davi.
O mistério do Rei celestial em todas as Suas visitas criou oportunidades para que Ele Se revelasse cada vez mais. Jesus já se revelou como médico, noivo, pano novo, vinho novo, pastor, templo maior, Aquele que é maior que Jonas, maior que Salomão e agora se revela como “O pão dos filhos”.  Ao responder: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para atirá-lo aos cachorrinhos”. Isso indica que, aos olhos do Senhor, todos os pagãos são cães e imundos aos olhos de Deus. Mas veja a sabedoria desta mulher, ela não se ofende com a palavra do Senhor, só que naquela hora, ela percebia que Cristo havia sido rejeitado pelos filhos, ou seja, os judeus da casa de Israel, e se tornou as migalhas debaixo da mesa, porção a que ela, como gentia, teria direito.
A terra Santa de Israel era a mesa sobre a qual Cristo é o pão celestial, mas os judeus o lançaram da mesa ao chão, a terra dos gentios, onde Ele se tornou migalhas como porção para os gentios. Que mensagem nós tiramos hoje para nossa vida? Jesus hoje está ao alcance de todos nós, diferente daquela época onde Ele primeiro cuidaria dos Judeus e depois dos gentios. Vamos ser ousados e corajosos como a mulher cananéia e dizer: “Senhor eu preciso de tua ajuda”. Protege-me contra a violência, a calunia, a miséria, a fome, a inveja, o ódio ... Que a Palavra do Senhor conforte seu coração, amém!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário