PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Mudanças em 2015


Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um pão. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, e, ao se encontrarem, eles trocam as ideias, cada homem vai embora com duas ideias.


Bons hábitos são a chave do sucesso. Assim formarei bons hábitos. Meus maus hábitos serão destruídos e novas ideias serão preparadas como novas e boas sementes.



Ter um objetivo
Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa.

QUANDO PERDEMOS DE VISTA nossos objetivos fundamentais, somos dominados pelo estresse e pela desorientação.

“A primeira condição para encontrarse é saber aonde se quer chegar.”


Aprenda com seus erros
O homem que imagina ser completamente bom é um idiota

SE A CONSCIÊNCIA NOS TORNA HUMANOS a imperfeição também é um traço marcante de nossa espécie. Passamos mais tempo reparando erros do que construindo coisas de valor.

“É desgastante e inútil querermos ser bons o tempo todo e fazer tudo certo sempre. O que importa é estarmos dispostos a fazer um pouco melhor hoje do que fizemos ontem.”


 Amor próprio
Precisamos amar a nós mesmos para sermos capazes de nos tolerar e não levar uma vida desgastante.

Viva para si mesmo, não para o mundo. As pessoas que não sabem amar a si mesmas buscam constantemente a aprovação alheia e sofrem quando são rejeitadas.

“Sempre que pensamos em mudar queremos tudo o mais rápido possível. Não tenha pressa, pois as pequenas mudanças são as mais importantes. Por isso, não tenha medo de mudar lentamente, tenha medo de ficar parado.”


Não se esconda mais!
Falar muito de si mesmo pode ser uma forma de se ocultar

Faça com que seus atos falem por você. Quem precisa expressar constantemente o próprio valor transmite insegurança. É melhor construir em silêncio.

“Quando há uma tormenta, os passarinhos se escondem, porém as águias voam mais alto..”


Siga o curso...
Não deveríamos tentar deter a pedra que já começou a rolar morro abaixo, o melhor é darlhe impulso.

Ao invés de nadar contra a corrente, tente usa‐la a seu favor.
“Lembrese da sabedoria da água: ela nunca discute com seus obstáculos, ela simplesmente os contorna.”


A lei da atração.
O pensamento cria as energias que agem no seu corpo.

O UNIVERSO É UM ESPELHO que nos devolve nossos pensamentos.
Os budistas explicam: quando olhamos o mundo, deixamos nele a nossa marca. Por isso, as pessoas negativas estão sempre sofrendo contratempos e as positivas parecem ter muita sorte.

“Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.”

FELIZ  ANO NOVO  -  FELIZ 2015

domingo, 28 de dezembro de 2014

Imagens e Pensamentos


"Mais real do que fazer da vida um sonho, é fazer do sonho uma vida porque nem sempre temos a vida que sonhamos mas sempre teremos um sonho para viver".


" A solidão não se cura com o amor dos outros, cura-se com o amor próprio".

 " Eu não preciso da simpatia de quem não simpatiza comigo. Uma boa dose de respeito e alguns quilômetros de distância já está bom".


"Menina que Deus amou e escolheu pra Mãe de Jesus, o Filho de Deus, Maria que o povo inteiro elegeu, Senhora e Mãe do Céu".


"Eu poderia te desejar muitas coisas boas. Mas, prefiro desejar a presença de Deus na sua vida. Assim, saberei que nada irá te faltar!".


" Nós não possuímos as pessoas, temos somente amor por elas e nada mais".


"Uma vez por dia, relaxe, despreocupe-se, e pense apenas no que é essencial...".



"você não pode apagar o filme de sua vida, mas pode reedita-lo".


" Espírito Santo, guia-me em todas as decisões que hoje devo tomar!".


"Quem bebe vinho vive menos... estressado,menos tenso, menos deprimido, menos frustrado e menos doente do coração".



" Dica para começar bem o dia: AGRADEÇA".



" Posso ainda não ter chegado onde eu queria, mas estou muito mais perto do que ontem".



"Bendito seja Deus que nos deu amigos e flores. E, fez da amizade a flor mais bela de todos os jardins".


"Ser inteligente é usar o silêncio para não entrar em brigas desnecessárias". 


"Se quer ser amado de verdade seja você mesmo e não o que os outros querem que você seja".


"Virgem Santa Mãe de Deus, rogai por nós que recorremos a vós".

Pleroma e Crer


PLEROMA – Consequência Antropológica: viver o tempo cristão, que é de plenitude implica a realização da justiça e do amor (Cf. Jo 1, 16 – 18 ). A justiça não pode ser mero esforço humano. Trata-se da justiça que se manifesta em Jesus Cristo, daí a necessária conversão para assumir a justiça do Reino. Os tempos messiânicos, de manifestação de Jesus, como Enviado do Pai, só podem ser plenitude de justiça, onde a humanidade se torna mais humana. A plenitude da justiça é o amor. Quando a humanidade se manifesta da forma como Deus a sonhou, Deus mesmo se manifesta: “Onde reina o amor, Deus aí está”.

Reflexão: Em Jesus se realiza a plenitude, o verbo começou a existir na condição humana; este é o acontecimento decisivo da História da Salvação. É preciso escutar Jesus para compreender sua mensagem. Também em Jesus se manifesta todo amor do Pai, para se fazer justiça perante os homens, Nele se realiza a glória de Deus, a humanidade de Jesus é o lugar da presença da manifestação de Deus no meio dos homens, Jesus é o verdadeiro Templo. Assim como o apóstolo Paulo nos fala: “Pois todos vós sois, pela fé, filhos de Deus, em Jesus Cristo (Gl 3, 26 )”. Portanto, somos justificados pela fé em Cristo.


Para concluir, a experiência do amor do Pai, do Filho e do Espirito Santo, na unidade Una e Trina se realiza no meio de nós pela verdadeira fé. Deus é justo e fiel a si mesmo e ao desígnio da salvação do homem. A justiça de Deus se realiza quando a ação de Deus no homem o faz justo, para uma nova vida, de amor e paz em Cristo.  


CRER – Engaja a pessoa inteira, vontade e discernimento, globalidade e unicidade; instinto que faz crescer e nos leva a possuir uma força... O verbo “Shemá” não visa apenas escutar, mas a compreensão, a fé do coração... Tem o sentido de escutar, crer, receber/acolher. “Nós faremos e nós ouviremos” (Ex 24,7). A prática precede a escuta. O povo começa a praticar, sabe que quando Deus fala, trata-se de entrar na experiência proposta por Ele, sem a pretensão de compreender imediatamente todo sentido. Compreenderá pouco a pouco, uma palavra ouvida e verdadeiramente recebida e posta em prática. Vemos essa atitude em Maria (Lc 1,38; 2, 19 – 51).

Reflexão: Quando oramos dizemos: “Creio em Deus Pai Todo Poderoso, Criador do Céu e da Terra”. A fé veio até nós pelo anúncio da Palavra, que cremos porque Ela transforma. Quando o povo hebreu fez a experiência do Deus Salvador, sua saída do Egito foi considerada por Israel como um evento fundador, a páscoa para uma nova vida de fé e esperança. Deus escutou o seu povo e foi ao seu socorro e o povo soube acolher e escutar a proposta de Deus. Que no início era o Deus libertador, somente muito tempo depois o povo com o amadurecimento na fé foi chegar à compreensão do Deus Criador. Durante a caminhada do povo no deserto, e depois da terra prometida, muitos foram às tentações e provações, que mostraram a fé em um Deus Uno e Trino.

A experiência de Deus que perpassa no tempo, onde Ele age sempre em socorro de seu povo, a Palavra ouvida e partilhada, com a fé que se torna Salvação e Segurança do povo. A experiência de Maria que acolhe essa mesma palavra de fé se torna a mãe do Verbo Encarnado, que se fez homem no meio de nós. E junto com Ele muitos discípulos acreditaram em sua Palavra, no seu Amor e no Reino de Deus.  
  

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Da vida não quero muito...


“DA VIDA NÃO QUERO MUITO ... QUERO APENAS SABER QUE TENTEI TUDO O QUE QUIS, TIVE TUDO QUE PUDE, AMEI TUDO O QUE VALIA E PERDI APENAS O QUE NO FUNDO, NUNCA FOI MEU” ...


FELIZ NATAL !

A Felicidade dentro de nós


sábado, 20 de dezembro de 2014

O NASCIMENTO DO MENINO JESUS


Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se , cada um na sua cidade. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o no presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. 


Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante a vigília da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a Glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na cidade de Davi um salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exercito celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens, objetos da benevolência (divina). Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. 


Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, que estava de acordo com que o que lhes fora dito. Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno (Lc 2, 1 – 21 )

Neste período do ano nos jubilamos cheios de paz e amor, pois é o nascimento do nosso Salvador. Que veio nos ensinar a amar e ter compaixão para com o próximo, sempre trazendo dentro de si a humildade de quem é verdadeiramente Filho de Deus. Você já parou alguma vez para refletir esse momento? Por que Deus o nosso Criador, o Senhor do Céu e da Terra, nos apresenta seu primogênito na humildade e na simplicidade? E não na soberba para os reis da época anunciando o maior de todos os reis? A resposta está na palavra do próprio Jesus, quando Ele anuncia que veio para servir e não ser servido: “Se alguém quer ser grande entre vós, seja vosso servo, se alguém quer ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Assim é que o ‘Filho do Homem’ veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate pela multidão” (Mt 20, 26 – 28 ).

Isso é muito forte, muito difícil de alcançar pelo "Ser" que nos tornamos, mas, não impossível de realizar, pois temos  dentro de nós a capacidade de transformação que nos foi dada pelo Criador. Você já ouviu dizer que quem pratica sempre o mau é feliz e tem o coração cheio de amor? Eu nunca ouvi! Pelo contrário, quem pratica o mau traz dentro de si, muito ódio e rancor e não consegue viver em paz, nem consigo mesmo. Já quem pratica o bem vive nas nuvens de alegria, sente uma leveza de espírito e consegue sorrir com facilidade e superar as dificuldades da vida com tranquilidade. Isto não é história, é fato, comece a praticar o bem muito e muitas vezes e depois perceba o quanto sua vida vai mudar para melhor, até a forma de se ver as situações complicadas do dia a dia se tornam fáceis de resolver. Jesus já sabia desde o início de sua missão a dor que mais tarde iria enfrentar pelos inimigos que adquiriu durante sua caminhada, mas Ele tinha tanto amor e tanta misericórdia no coração, que todo medo, dor e sofrimento puderam ser suportados.


Meus queridos irmãos, de todas as partes do mundo, se você guardou no coração um pouquinho do que nós falamos aqui, tenho certeza que Deus estará sempre contigo. Pois Ele observa todas as nossas alegrias e nossos sofrimentos, ajudando-nos sempre de acordo com o peso justo que possamos suportar. “Desejo a todos um Feliz Natal e Feliz Ano Novo”.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

LITURGIA DIÁRIA


LITURGIA DIÁRIA

1ª Leitura - Nm 24,2-7.15-17a
Uma estrela sai de Jacó.
Leitura do Livro dos Números 24,2-7.15-17a
Naqueles dias:
2Balaão levantou os olhos
e viu Israel acampado por tribos.
O espírito de Deus veio sobre ele,
3e Balaão pronunciou seu poema:
'Oráculo de Balaão, filho de Beor,
oráculo do homem que tem os olhos abertos;
4oráculo daquele que ouve as palavras de Deus,
que vê o que o Poderoso lhe faz ver,
que cai, e seus olhos se abrem.
5Como são belas as tuas tendas, ó Jacó,
e as tuas moradas, ó Israel!
6Elas se estendem como vales,
como jardins ao longo de um rio,
como aloés que o Senhor plantou,
como cedros junto das águas.
7A água transborda de seus cântaros,
e sua semente é ricamente regada.
Seu rei é mais poderoso do que Agag,
seu reino está em ascensão'.
15E Balaão continuou pronunciando o seu poema:
'Oráculo de Balaão, filho de Beor,
oráculo do homem que tem os olhos abertos,
16oráculo daquele que ouve as palavras de Deus,
e conhece os pensamentos do Altíssimo,
que vê o que o Poderoso lhe faz ver,
que cai, e seus olhos se abrem.
17aEu o vejo, mas não agora;
e o contemplo, mas não de perto.
Uma estrela sai de Jacó,
e um cetro se levanta de Israel'.
Palavra do Senhor.


Salmo - Sl 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. 4b)
R. Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!

4bMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,*
4ce fazei-me conhecer a vossa estrada!
5aVossa verdade me oriente e me conduza,*
5bporque sois o Deus da minha salvação.R.

6Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *
e a vossa compaixão que são eternas!
7bDe mim lembrai-vos, porque sois misericórdia*
7ce sois bondade sem limites, ó Senhor!R.

8O Senhor é piedade e retidão,*
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,*
e aos pobres ele ensina o seu caminho.R.


Evangelho - Mt 21,23-27
Donde vinha o batismo de João?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 21,23-27
Naquele tempo:
23Jesus voltou ao Templo.
Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo
aproximaram-se dele e perguntaram:
'Com que autoridade fazes estas coisas?
Quem te deu tal autoridade?'
24Jesus respondeu-lhes:
'Também eu vos farei uma pergunta.
Se vós me responderdes, também eu vos direi
com que autoridade faço estas coisas.
25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?'
Eles refletiam entre si:
'Se dissermos: 'Do céu', ele nos dirá:
'Por que não acreditastes nele?'
26Se dissermos: 'Dos homens', temos medo do povo,
pois todos têm João Batista na conta de profeta.'
27Eles então responderam a Jesus: 'Não sabemos.'
Ao que Jesus também respondeu:
'Eu também não vos direi
com que autoridade faço estas coisas.
Palavra da Salvação.




terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O Rosário


Queridos irmãos (ãs),

Faço um apelo a todos aqueles (as) que tem Jesus no coração, que não deixem de orar e rezar pela “PAZ” do mundo. Vivemos em tempos difíceis onde a violência, a promiscuidade, a iniquidade, a falta de amor, falta de compaixão etc..., estão tomando de conta do planeta. Já dizia minha avó há 20 anos que o mundo iria se acabar em pouco tempo, nós ignorávamos suas palavras, pois dizíamos que ela estava velhinha e não falava coisa com coisa. Mas, aquela velhinha era muito mais sábia do que todos nós, na realidade o mundo está se acabando mesmo, pelos mesmos motivos que falei logo acima, o mais agravante de tudo isso foi a FÉ que humanidade esqueceu de guardar e cultivar no coração.  

A história se repete sempre e sempre e não percebemos os exemplos e ensinamos que se encontram na própria BÍBLIA. A caminhada de Deus com seu povo no deserto até a terra prometida, a chegada e a posse desse povo a terra que corre leite e mel, os bens e os benefícios dados a eles, a proteção contra os invasores inimigos. Tudo isso não seria possível se eles não tivessem a “Fé e a Crença” de que Deus estaria com eles, de que Deus os protegeria e não deixaria faltar nada.

Mas, essa mesma “Fé e Crença” são abaladas desde o começo da “Aliança” com Deus, pois no meio das maçãs sadias sempre se encontra alguma fruta estragada, que se não for retirada logo do cesto vai contaminar as outras maçãs sadias. O que estamos fazendo para mudar essa situação? Jesus por muitas vezes se irritava com a ignorância do povo e com sua falta de fé quando dizia: “Geração incrédula e transviada, até quando estarei convosco? Até quando terei de vos suportar?” E seus próprios discípulos se questionavam, e nós porque não conseguimos curar as pessoas? E Jesus respondia: “Por causa da pobreza de vossa fé. Pois, em verdade, eu vos digo, se um dia tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Passa daqui para acolá’ e ela passará nada será impossível.”( Mt 17, 17 – 21 )

Por isso meus irmãos eu vos convido a rezar o Rosário todos os dias comigo, vamos ter fé e pedir muita paz, humildade e saúde para o coração dos que estão perdidos. Vamos ajudar a Jesus fazendo parte do seu discipulado, muitas vezes Ele era questionado por ajudar os marginalizados e Ele dizia: “Ide pois aprender o que significa: É a misericórdia que eu quero, não o sacrifício. Pois eu vim chamar não os justos, mas os pecadores.” (Mt 9, 13 ). Isso significa que Jesus só ama os pecadores? Não meus irmãos, isso significa que Ele está nos convocando a caminhar juntos e a realizar as boas obras do Reino de Deus. Portanto, vamos rezar juntos o Rosário e pedir com muita fé a paz para o nosso mundo. Porque ninguém melhor do aquela que deu o sim verdadeiro para ser a Mãe de Deus e juntos orar com Ela pela Paz do mundo. 

O Rosário, a Oração da Paz.

Para quem reza um Terço por dia, ele foi distribuído na semana da seguinte forma:

ü  Mistérios Gasosos: segunda-feira e sábado
ü  Mistérios Luminosos: quinta-feira
ü  Mistérios Dolorosos: terça e sexta-feira
ü  Mistérios Gloriosos: quarta-feira e Domingo

Sinal da Cruz

Pelo sinal da santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oferecimento do Terço

Uno-me a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uni-me a Vós, meu Jesus, para louvar dignamente vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós, n’Ela e por Ela. Renuncio a todas a distrações que me sobrevierem durante este Rosário, que quero recitar com modéstia, atenção e devoção, como se fosse o ultimo de minha vida. Assim Seja.

Nós Vos oferecemos, Trindade Santíssima, este Credo, para honrar os mistérios todos de nossa Fé; este Pai Nosso e estas três Ave-Marias, para honrar a unidade de vossa essência  e a trindade de vossas Pessoas. Pedimos-Vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente.  

Credo
(Reza-se segurando o crucifixo)

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espirito Santo, nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus, está sentado à mão direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.      

Pai – Nosso
(Reza-se na primeira conta)

Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feito a vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Três Ave Marias
(Rezam-se no conjunto das três contas)

_ Louvemos a Maria,
Filha bem-amada do Pai Eterno: Ave Maria ...
_ Louvemos a Maria,
Mãe admirável de Deus filho: Ave Maria ...
_ Louvemos a Maria,
Esposa fidelíssima do Espirito Santo: Ave Maria ...

Ave, Maria , cheia de graça, o Senhor é convosco; bendirá sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória
(Reza-se na conta anterior à medalha)

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espirito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Jaculatória recomendada por Nossa Senhora em Fátima
(A ser intercalada entre as dezenas do Terço, após o Glória)

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.                       

Mistérios Gasosos

NO PRIMEIRO MISTÉRIO CONTEMPLAMOS

A ANUNCIAÇÃO DO ANJO E ENCARNAÇÃO DO VERBO

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão que se chamava José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. Entretanto, o anjo lhe disse: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 

O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo:  Como se fará isso, pois não conheço varão? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela  concebeu um filho na sua velhice; já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-me em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. (Lc 1, 26 – 38 ).

A primogênita de todas as criaturas, a síntese da ordem do universo, a Mãe da sabedoria, não foi capaz de imaginar como seria possível realizar-se nELA a Encarnação do Verbo. “ A Deus nenhuma coisa é impossível” disse-lhe o anjo. De um lado a humildade perfeitíssima de uma virgem, de outro o poder absoluto de Deus. A onipotência se deixa atrair pela despretensão. Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem que seja infundido em nossa alma o mesmo dom de humildade que Ela possui, e uma inteira confiança na onipotência divina. (Pausa para meditação)

PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS,GLÓRIA,Ó MEU JESUS...



NO SEGUNDO MISTÉRIO CONTEMPLAMOS

A VISITAÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA A SANTA ISABEL


Naqueles dias, Maria se levantou e foi as pressas as montanhas, uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconsertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa. (Lc 1, 39 – 56 )

Tão logo ali ressoou a voz da Mãe do Verbo Encarnado, toda família do Batista se viu cumulada de graças e bênçãos celestiais, numa primeira manifestação da inesgotável riqueza de benefícios e misericórdias que Jesus trazia ao mundo.

Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a graça de estar sempre atentos a voz de Maria em nosso interior, e de uma ardente caridade para com nosso próximo.
(Pausa para meditação)

PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS,GLÓRIA,Ó MEU JESUS...


Graças do Mistério da Visitação, descei em nossas almas. Amém.  



NO TERCEIRO MISTÉRIO CONTEMPLAMOS

O NASCIMENTO DO MENINO JESUS EM BELÉM

Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se , cada um na sua cidade. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o no presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante a vigília da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a Glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na cidade de Davi um salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exercito celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens, objetos da benevolência(divina). Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, que estava de acordo com que o que lhes fora dito. Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno (Lc 2, 1 – 21 )

O céu e a terra celebram o nascimento do Salvador. E na gruta de Belém, a Santíssima Virgem tomou reverentemente o Menino Jesus e O estreitou ao peito. Imaginemos o sentimento de devoção, de ternura e de amor que experimentou Maria ao ver em seus braços o Senhor do mundo, o Filho do Eterno Pai, que se havia dignado fazer-se também Filho dEla, elegendo-A por mãe entre todas as mulheres.

Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a graça de conservar sempre todas “as palavras” que nos sejam ditas pelo Espirito Santo, em nosso interior, e de medita-las em nossos corações.   (Pausa para meditação)

PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS,GLÓRIA,Ó MEU JESUS...


Graças do Mistério do Nascimento de Jesus, descei em nossas almas. Amém.



NO QUARTO MISTÉRIO CONTEMPLAMOS

A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO E A PURIFICAÇÃO DE MARIA

Concluídos os dias de sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, conforme o que está escrito na lei do Senhor. Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13, 2 ) e, para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhes revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei, tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a salvação, que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações, e para a glória do vosso de Israel”. Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma” (Lc 2, 22 – 35 ).   

Diante do Sumo Bem, não pode haver uma posição de neutralidade: ou a adesão, ou a repulsa. Seguindo nós os caminhos do Evangelho, dar-se-á conosco o mesmo que se passou com Jesus. Por este Mistério, peçamos por intercessão da Santíssima Virgem a graça de cumprirmos com perfeição a Lei, aceitando com amor e resignação as contradições que possamos causar nos outros, por nossos dons ou virtudes.  (Pausa para meditação)

PAI-NOSSO, 10 AVE-MARIAS,GLÓRIA,Ó MEU JESUS...

Graças do Mistério da Apresentação de Jesus, descei em nossas almas. Amém.