PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

quinta-feira, 31 de março de 2016

SUPERAÇÃO


SUPERAÇÃO

Quando falamos em “Superação” imaginamos logo em nossa cabeça que significa enfrentar novos desafios, aventuras, barreiras e projetos de vida. Será que é isso mesmo? Ou superação vai além desses desafios? Eu acredito que sim, pois existem vários tipos de superação, é aprender, superar-se e tomar decisões de mudança e transformação pessoal. Superar dificuldades é sempre um desafio, superar os medos, as decepções, as derrotas, os sofrimentos e por aí vai. Mas, acima de tudo é dar a volta por cima.

 Um jovem de 11 anos foi chamado a presença de sua mãe e ela disse o seguinte: “Vá ao encontro de seu pai, ele está bêbado em alguma parte da cidade, traga-o para mim, se você volta sem ele será castigado”.  Aquele garoto havia recebido uma sentença, embora que fosse de sua própria mãe, ele sabia que tinha duas opções; levar o pai até ela ou ser castigado. Apesar de eles morarem numa cidade do interior, a cidade não era nada pequena, era bastante grande e desenvolvida.


Depois de muitas horas a fio procurando o pai sem nenhum sucesso, ele encostou sua bicicleta no meu fio de pedra (paralelepípedo), sentou-se e começou a chorar, já era tarde da noite por volta de 23h00min, na sua cabeça tudo estava perdido, não podia voltar para casa sem o pai imaginando o castigo que lhe aguardava, pois sua mãe era muito severa com relação a desobediência.

Passava por ali um homem que ao ve-lo chorar aproximou-se e perguntou: o que está acontecendo meu rapaz, por que está chorando neste local a esta hora da noite? Onde você mora? Onde estão seus pais? Ele ficou atordoado com tantas perguntas e ao mesmo tempo com medo. Mas, pensou! Preciso criar coragem quem sabe ele não me ajuda, e então contou toda sua história. Para sua surpresa o homem disse que sabia quem era seu pai e que iria ajuda-lo a encontrar. Ao encontrar seu pai com ajuda do bom samaritano, eles partiram para casa e naquela noite tudo parecia está resolvido, mas foi só o começo, pois muitas coisas ainda estavam para acontecer na vida daquele garoto, mas esta é uma história para outro momento.



O que eu acabei de contar aqui pra vocês não foi uma situação inventada, mas uma história real que aconteceu com um menino que teve de enfrentar muitos desafios e conflitos em sua vida, e como ele conseguiu superar isso? Começava aqui a trajetória e o sofrimento de uma família, onde este garoto por ser o mais velho dos irmãos, vivenciou e superou tudo, dando a volta por cima e reconstruindo uma nova história, agora com sua própria família. Até a próxima!  

terça-feira, 8 de março de 2016

PROVÉRBIOS




PROVÉRBIOS
     
     Quem anda com os sábios será sábio, quem frequenta os insensatos sofrerá por isso.


Ø  A lavoura dos pobres dá alimento abundante, mas há quem pereça por falta de equidade.


Ø  Uma mulher de sabedoria construiu sua casa..., mas a estúpida pode destruí-la com as próprias mãos.

Ø  Quem facilmente se irrita faz tolices e o homem astuto torna-se odioso.


Ø  No temor do Senhor há poderosa segurança; Ele é refúgio para seus filhos.


Ø  Uma resposta delicada abranda a ira, mas uma palavra ferina provoca irritação.

Ø  A língua dos sábios torna o saber amável, mas a insensatez fermenta a boca dos tolos.


Ø  Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando os maus o e os bons.

Ø  Os lábios dos sábios espalham o saber; já o coração dos insensatos é muito diferente.


Ø  O arrogante não gosta de quem o censura, nem busca a companhia dos sábios.


Ø  Um coração inteligente procura o saber, mas a boca dos tolos se alimenta de tolices.

Ø  Mais vale um prato de legumes com amor, do que boi gordo cevado de ódio.


Ø  O filho sábio alegra seu pai, mas o filho imbecil despreza sua mãe.

Ø  O justo reflete antes de responder, mas os malvados despejam desgraças.

Ø  O temor do Senhor é disciplina de sabedoria (a sabedoria verdadeira); antes da gloria a humildade.


Ø  Quem pisca o olho maquinando perversidade, quando aperta os lábios consumou o mal.

Ø  Cabelos brancos são coroa de honra. A gente os acha no caminho da justiça.