PAULO FEIRE

O MESTRE PAULO FREIRE

Paulo Freire

Entre os títulos que recebeu, estão os de Doutor Honoris Causa em Universidades de vários países, como Inglaterra, Bélgica e Estados Unidos.

Recebendo o título de Doutor Honoris Causa na Universidade Complutense de Madri, em dezembro de 1991. Em baixo, doutoramento na Bélgica.

Recebendo, na Câmara Municipal de São Paulo, o Título Cidadão Paulistano, em 1986.

Com Mário Covas, no recebimento do Prêmio Moinho Santista, em 1995.

Prêmio UNESCO de Educação para a Paz, 1986.

Recebeu prêmios, medalhas, condecorações e títulos em todos os continentes.

Durante boa parte dos anos dos governos militares no Brasil, os seus livros foram proibidos, As suas ideias foram consideradas perigosas e o seu próprio nome foi impedido de ser pronunciado em nossas escolas e universidades. No entanto, ao longo desse mesmo tempo sombrio, e depois dele, poucos brasileiros receberam tantas homenagens e tantos títulos aqui e fora do Brasil. Ao professor Paulo Freire foi concedido o título de Doutor Honoris Causa por quase quarenta universidades do Brasil e de outros países.

De Sul a Norte de nosso país, mais de três centenas de escolas públicas e particulares têm o seu nome.

domingo, 7 de julho de 2013

Frases & Pensamentos




De tanto estudar o que os intelectuais estrangeiros pensam, não aprendemos a pensar. Pior, não acreditamos nos poucos brasileiros que pensam e pesquisam a realidade brasileira nem os ouvimos (Stephen Kanitz)
Num mundo em que se fala de “Mudanças” constantes, em que “Nada será o mesmo” , em que o volume de informações dobra a quase “Dezoito meses”, fica óbvio que ensinar fatos e teorias do passado se torna inútil e até contraproducente (Stephen Kanitz)
 Não somos, de maneira nenhuma, escravos de nosso destino, mas seus donos e criadores; o destino é inevitavelmente nossa própria e exclusiva obra. (Helena Blavastsky)
Onde existe uma mente calma, aí existem a força, o descanso, o amor e a sabedoria. (James Allen)
A medida que conseguirdes dominar os vossos impulsos e pensamentos, percebeis no vosso interior uma nova força silenciosa, que ali se vai desenvolvendo, e sentireis tranquilidade e vigor que não vos abandonarão mais. (James Allen)
Um homem sábio criará mais oportunidades do que as que ele encontra. (Francis Bacon)
Sabemos o que somos, mas não o que podemos ser. (William Shakespeare)
A conquista de si mesmo é a maior das vitórias. (Platão)
A ignorância é a noite da mente, mas uma noite sem lua e estrelas. (Confúcio)
A felicidade é um estado de espírito, uma decisão de adotar uma estratégia mental que leva a uma vida mais eficaz e satisfatória.
Se você quer ter uma visão independente, aprenda correndo a observar você mesmo.
O segredo da felicidade, não é ganhar muito dinheiro, pois o dinheiro um dia acabará de uma forma ou de outra. O segredo é ter feito a diferença.
Olhando pela janela para o mundo você pode ver problemas e oportunidades.
Como indivíduos somos todos diferentes, contudo, de muitas maneiras, também somos os mesmos.
 Todo problema tem uma “estrutura” que deve ser descoberta, equilibrada e reorganizada.
A instrução é um processo de crescimento, é a expansão e o desenvolvimento da mente, através do uso voluntário da própria mente.
A mente é a parte mais importante  e essencial de nossa constituição. Se a nutrirmos e exercitarmos, ela cresce. Se condenada a inanição e negligência, definha e atrofia-se por falta de uso.
Muitas pessoas não aprendem e não crescem porque não querem pensar.
Três por cento das pessoas pensam, sete por cento pensam que pensam, e noventa por cento pensam que não precisa pensar.
É cresça muito generalizada que o pensamento consciente, racional e lógico não tem poder sobre os processos ou mecanismos inconscientes. O mesmo atua como uma máquina e não tem vontade própria.
O botão de controle da nossa máquina inconsciente é o pensamento consciente.
Nossos erros, enganos, fracassos, e até nossas humilhações, são passos necessários no processo de aprendizagem. São destinados a servir como meios para um fim – não são um fim em si mesmo.
O mais infeliz dos mortais é o homem que continuamente insiste em reviver na imaginação o passado – continuamente censurando-se pelos erros cometidos.
Dê tanta atenção às coisas que estão agindo positivamente na sua vida, quanto dá àquelas que estão causando problemas.
O que temos de fazer é mudar a representação interna de negativa para uma positiva, que é automaticamente acionada e nos induz a produzir resultados mais efetivos.
A mente é aquilo com que pensamos, desejamos e percebemos. Sem ela, nada mais seríamos do que vegetais viventes.
O subconsciente não é uma mente, e sim um mecanismo de realimentação, que se esforça para atingir as metas.
Alexandre, o grande, disse não ter sido possível conquistar os outros antes de conquistar-se a si mesmo. Precisava do autodomínio para dominar os outros.
Os homens de sucesso não são os possuídos por poder, mas os possuidores do poder que está dentro deles.